CAPSU BIO - Renovador de Atmosferas

ACABE COM OS MAUS ODORES DE VEZ!

BIODEGRADÁVEL E SEGURO PARA O OPERADOR E O MEIO AMBIENTE

COMPRAR PRODUTO


O CAPSU BIO é uma fórmula completamente biodegradável, seguro para o operador, animais e plantas. Foi pensada tendo em consideração a mais recente legislação ambiental (Dezembro de 2015). É uma solução aquosa, que não adiciona compostos orgânicos voláteis (VOC) a uma fonte emissora, nem causa problemas de poluição atmosférica, questão que é particularmente importante quando aplicado em zonas vizinhas a áreas residenciais. O facto de ser apresentado sob a forma de uma solução aquosa concentrada, permite que seja diluído no local de forma rápida e simples, reduzindo custos quando a manipulação de volumes ou as áreas de tratamento limitam o uso de produtos líquidos.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

A neutralização de maus odores oferece uma alternativa económica a outros processos. O produto combina uma ligação irreversível com os agentes responsáveis pelos maus odores, ao nível molecular e uma modificação da conformação/estrutura destes agentes tornando-os irreconhecíveis para os recetores olfativos humanos. Desta forma, por um lado, o produto apresenta grande espectro de ação, interagindo com um grande número de moléculas odoríferas indesejáveis, por outro as interações que estabelece são irreversíveis, ou seja, efeitos como o aumento de temperatura e mudanças de pH ou força iónica locais, não revertem a sua ação, com a consequente regeneração do mau odor para a atmosfera.
Esta interação/ligação química é diferente da resultante do uso de um perfume que funciona por sobreposição de odor. Neste caso, a experiência mostra que quer as concentrações das novas moléculas odoríferas quer a combinação que por vezes resulta, saturam os ambientes e conferem sensações desagradáveis aos utilizadores dos espaços que classificam o resultado final como “enjoativo”.
O odor característico do CAPSU BIO não é muito pronunciado e apesar da perceção olfativa deste aroma ser “agradável”, o CAPSU BIO, não é um perfume.

FUNCIONALIDADES ÚNICAS DO CAPSU BIO

Além de moléculas sequestrantes e de modificação odorífera, o CAPSU BIO contém ainda um sistema enzimático. Esta funcionalidade permite uma degradação parcial ou total de compostos voláteis quando presentes num meio aquoso que entre em contacto com o produto.
A degradação enzimática é um dos processos mais eficientes existentes na Natureza para a destruição de compostos orgânicos, entre os quais moléculas responsáveis por maus odores. As enzimas são expressas dependendo do tipo de compostos que se encontrem nos meios aquosos onde o CAPSU BIO é aplicado, o que se revela uma vantagem em industrias com circuitos fechados de produção (por exemplo circuitos fechados de água de lavagem de peças).

PROPRIEDADES

CAMPOS DE APLICAÇÃO

A possibilidade de neutralizar moléculas responsáveis por odores desagradáveis, através de degradação enzimática, permite decompor essas substâncias em moléculas mais simples, como dióxido de carbono e água que são inócuas para o Meio Ambiente.

Há semelhança da primeira versão, o CAPSU BIO, pode ser
diluído, imediatamente antes da sua utilização. Em áreas de menor dimensão podem ser considerados três locais principais de aplicação, Tab.1.

Em ETAR
Estabelecer um perímetro junto à superfície da água nos tanques de arejamento ou digestão anaeróbia, através de tubagem, espaçando difusores ou nebulizadores entre 1 a 2 metros de distância, entre si. Pressurizar um depósito com uma diluição até 1:20 de CAPSU BIO e iniciar a pulverização da área a cada 10 a 15 minutos e por períodos mínimos de 1 minuto.

Em Aterros Sanitários

Estabelecer um perímetro em torno dos locais alvo de controlo de maus odores, através de tubagem, espaçando difusores ou nebulizadores entre 2 a 5 metros de distância entre si. Pressurizar um depósito com uma diluição até 1:35 de CAPSU BIO e iniciar a pulverização da área a cada 10 a 15 minutos e por períodos mínimos de 1 minuto.
Em Material Circulante de recolha de RSU
Diluir 1 litro de CAPSU BIO em 20 litros de água e pulverizar o interior das viaturas de recolha de RSU, com auxílio de uma máquina de pressão. Esta operação pode ser feita individualmente ou em complemento com as operações de lavagem. Não se recomenda a utilização de produtos com cloro ativo.

Em Estações de Compostagem

Verificar a possibilidade de instalação de sistemas de humidificação/nebulização no local, colocando os dispersores em posição diametralmente oposto em toda a extensão dos túneis de compostagem. Diluir 1 litro de CAPSU BIO em 15 litros de água e pulverizar através do circuito por períodos de 1 a 2 minutos em intervalos de 10 a 15 minutos. A frequência e o tempo de pulverização é dependente da temperatura ambiente.

Em Indústrias Químicas e Petroquímicas

Proceder conforme a tipologia de odor, concentração e configuração no local. Nestes casos é necessário realizar um levantamento prévio das condições locais e possibilidade de instalação de sistemas.


Em Veículos de Transporte de Bens Perecíveis
São várias as situações em que avariar em sistemas de refrigeração levam à perda de mercadorias em meios de transporte rodoviários. Em muitos casos o apodrecimento de bens perecíveis causa complicações posteriores gerando maus odores persistentes no interior de viaturas e contentores. Nestas situações e depois de removido todo o material em degradação e lavadas as superfícies, aplica-se CAPSU BIO puro ou diluído até 1:10 em água, através de pulverização em todas as superfícies e deixando atuar o produto por períodos nunca inferiores a 5 horas. No caso de ter havido formação de escorrências líquidas no processo de putrefação, o produto deve ser aplicado de forma permanecer nos mesmos locais onde estas se depositaram.


* Preço para a rede fixa nacional